Páginas

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Campanha de vacinação contra a H1N1 será intensificada

Secretaria Estadual de Saúde vai realizar busca ativa em cada domicílio para atingir meta do Ministério da Saúde



Dos cinco grupos prioritários da campanha de vacinação contra influenza a (H1N1) estabelecidos pelo Ministério da Saúde, apenas os profissionais da área de saúde, população indígena, gestantes, portadores de doenças crônicas com menos de sessenta anos e crianças com idade entre 6 meses e menos de 2 anos já tomaram a vacina, que está disponível em todas as unidades de saúde. Nesta etapa estão sendo vacinados jovens de 20 a 29 anos.
Osvaldo Leal diz  ainda há uma cobertura vacinal muito baixa, em torno de 40%. "Na verdade resolvemos intensificar as estratégias montadas anteriormente. É entendido que o chamamento houve no país inteiro com o Dia D há duas semanas atrás. Não é só o Acre que vive essa situação, o país inteiro tem baixa cobertura. Temos mais de um mês e meio de campanha. As unidades estão orientadas para fazer a busca ativa. Agentes de saúde, agentes de saúde da família estão orientados a irem de casa em casa fazendo a vacinação e continuamos mantendo a oferta da vacinação nas unidades de saúde", explica o secretário.
A campanha de vacinação para os grupos prioritários vai até o dia 21 de maio. O secretário garante que há doses mais do que o suficiente para vacinar a população das faixas etárias de risco, e encerrando esta etapa, a partir do final de maio, a Secretaria de Saúde irá oferecer a vacina para os demais públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário